quarta-feira, outubro 05, 2005

Hoje fui à escola



















Vou transcrever aqui dois textos, escritos pela minha Amiga Tretas, um pouco longos, mas que vale a pena ler... São os sentires de uma Mãe e do seu filhote "caçula"... beijos nos dois...

HOJE FUI À ESCOLA

Hoje fui à escola. Escola onde também eu andei (a minha primeira) e onde andaram os meus filhos mais velhos.Fui buscar o meu pequenito (entrou ontem para a escola pela primeira vez).Vi os meninos a correrem ladeira abaixo, contentes e alegres, e esperei pacientemente que o meu chegasse…Nada! O catraio não havia meio de chegar! Vi uma pequenita da sala dele e perguntei-lhe: “B. viste o F.?”Respondeu: “Vi, está lá em cima a chorar”.Pensei para comigo: “Bem, deve-se ter perdido…Já não sabe onde é a saída…O melhor é mesmo ir lá acima buscá-lo.”Aqui tenho que fazer um parêntesis:É que o meu pequenito viu-se confrontado de um dia para o outro com a notícia de que afinal ia para a Escola! Sim, ele “é condicional” e em Julho foi-lhe dito que não havia vaga na Escola e portanto ele teria que ficar mais um ano na Pré-escola.Este facto (o de não ir) não foi muito pacífico (apesar de sempre lhe termos dito que talvez não fosse) porque viu todos os seus amiguinhos a irem para a Escola e ele a ficar, com a agravante de ainda ter tido que mudar de Educadora…Voltemos então ao dia da grande noticia…Os outros meninos já frequentavam a escola há duas semanas, tiveram a chamada adaptação, conhecer o meio, rotinas, etc.O F. não teve nada disso…Num dia estava no Jardim de Infância e no outro, assim sem mais nem menos, na Escola.Nessa noite acordou várias vezes…“Mãe e se os outros meninos já sabem escrever?, E o que é que eu faço quando chegar à Escola?, E o que é que eu ponho em cima da carteira?, E onde são as casas-de-banho?...”Tentei tranquiliza-lo, puxando-o para mim fazendo-lhe festinhas e baixinho disse-lhe: “Querido sossega, a Srª Professora vai dizer-te e explicar-te essas coisas todas…”Lá sossegou, aninhado nos meus braços e ao “som” das minhas festas e adormeceu.Chegou o grande dia…O F. ia para a Escola! De mochila ás costas (do Benfica claro!) e com um ar muito compenetrado lá foi…Enquanto eu falava com a Professora, olhei pelo canto do olho e lá estava ele: Sentadinho á espera. Esperou e voltou a esperar…os outros meninos estavam numa azafama a tirar estojos, livros, lápis, canetas, e o F. sossegadinho á espera…Ás tantas vejo-o baixar a cabecita e a fazer “beicinho”… Aproximei-me e perguntei: “Que foi meu amor?”Disse-me baixinho com a vozinha a tremer: “Mãe o que tiro da mochila?”Sorri, fiz-lhe uma festa e disse-lhe: “Tem calma querido, vou já já chamar a Professora e ela diz-te.”Depois deste incidente resolvido e de ter explicado à professora que o F. não conhecia as dinâmicas da escola nem as rotinas e que não tinha tido tempo para se mentalizar que de facto ia para a Escola, despedi-me dele com um beijinho e disse-lhe ao ouvido: “Vai correr tudo bem querido.”Mas hoje tive que ir novamente à Escola, o F, tinha ficado na sala a chorar…Encontrei-o no cimo da ladeira e perguntei-lhe o que tinha acontecido. Disse-me com a vozinha meio a tremelicar: “A professora não dizia para eu arrumar….”Pus pernas ao caminho e fui mesmo saber o que se tinha passado.Entrei na sala (já vazia de meninos), cumprimentei a Professora e disse-lhe que vinha saber como tinha estado o F.Com os olhos muito arregalados e com um ar muito grave disse-me: “Ai ele é tão dependennnnteeeeee…”Pensei para comigo: “Dependente o F? há qualquer coisa que não bate bem…”E disse-lhe isso mesmo: “Olhe que não é, ele é o 3º filho de 3 e mesmo que eu quisesse o F. nunca poderia ser dependente.”“Pois, retorquiu a Prof, mas olhe que não faz nada se eu não lhe disser expressamente para o fazer!”
Entendi o que me estava a querer dizer e voltei a reforçar que o F. não tem referências das dinâmicas e rotinas da Escola, que nem sabe ainda para que servem os toques de campainha etc.Ainda me começou a dizer que os outros meninos sabiam…Nem a deixei acabar!Disse-lhe mesmo:” Não se esqueça que os outros meninos tiveram um período de adaptação onde aprenderam isso tudo, onde sabem que existe um intervalo, conhecem o espaço, conhecem as rotinas!”Ao mesmo tempo pensava, já zangada: “Mas será que esta criatura não entende isto? Será que não entende que tem que ensinar ao F. o que ensinou aos outros? Será que não entende que ao ter ensinado, os outros ficaram com memórias para agora terem referencias? Será que não entende que as memórias e referencias que o F. tem são as do Jardim de Infância? Será que não entende que só depois disso é que o F. vai conseguir aprender a viver na Escola?Ainda me foi dizendo que os meninos eram todos muito inteligentes, que a B. era muito preguiçosa e que os que se portavam mal eram sempre os mesmos…Nem quis ouvir mais nada…ainda comecei a pensar para os meus botões como é que em 15 dias ela tirava estas conclusões todas…Disse-lhe que o F. neste momento estava muito mais concentrado a tentar aprender a viver na Escola para depois, aí sim, se concentrar nas aprendizagens formais da Escola…desejei-lhe bom feriado e saí…