quinta-feira, dezembro 22, 2005

Onde Pára a Liberdade?...

Em sequência do post de ontem, recebi este texto do Ladino...
O conceito de liberdade é complexo...
Depende daquilo que cada um entende para si e de algumas definições universais.
Podemos querer e ter muita vontade de ser livres mas... tanto mais seremos quanto mais por isso fizermos.
Assim, por esta via, só seremos livres se, estivermos plenos de autonomia e
sem dependências.
As dependências só serão aceites se quisermos libertarmo-nos delas.
Existem dependências, das quais nos devemos libertar... para isso devemos elegê-las como prioridades nossas.
Ninguém é livre quando depende de outros (excepção feita aos sentimentos).
Todas as outras devemos lutar por vencê-las. Uma após outra.
Enquanto isso não for possível. devemos ter a humildade de as assumirmos, de corpo e alma inteiros... sem rodeios e falsas realidades.
Nunca esperar que "as coisas" caiam do céu. Lutar, lutar sempre por sermos livres!
A vida é cruel, dura e dá-nos surpresas desagradáveis... devemos saber contorná-las.
Depender dos outros é algo que, mais tarde ou mais cedo se virará contra nós.
Os compromissos devem ser algo que nos deve acompanhar diáriamente...
nunca os esconder com falsas realidades.
Enfrentá-los é a forma e o caminho mais correcto de os ultrapassar...
Quando assim não procedemos, perdemos, sempre, algo... mais ou menos importante.
Nunca devemos deixar e/ou contribuir, com os nossos actos, que os outros a quem devemos explicações, façam juizos, mesmo errados que sejam acerca de nós...
Para isso devemos demonstrar um postura responsável, coerente... devemos preocuparmos com aquilo que possam pensar de nós afinal vivemos em sociedade... por vezes de relacionamentos íntimos e amizades.
Estas são formas de postura que devemos de assumir para alcançar na vida a liberdade que queremos...
Se assim não procedermos, nunca seremos realmente livres!
Os desabafos e as chamadas de atenção pouco ou nada resolvem...
Muitas vezes são formas de nos enganarmos a nós próprios...
Alcançar a liberdade é o desejo de todos mas, muitos pensam
que são livres e não o são...
Nunca o serão se não mudarem o estilo de vida.
Não basta, para ser livre, o auto orgulho... o disfarçar que está tudo bem, o fazer crer que os problemas não estão à nossa porta.
Por vezes creio que ajudar, de certa forma, os outros a serem livres é o melhor caminho...... debalde por, nem sempre assim o ser.
"Se vires um homem com fome não lhe dês um peixe... ensina-o a pescar" assim o farás livre!

NÃO CONSIGO DEIXAR DE SER AMIGO DE NINGUÉM... É A MINHA LIBERDADE!

4 Comments:

Blogger Tretas said...

Pois é, eu cá acho que a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros. E o dificil é saber onde está essa fronteira.
Ladino não posso concordar contigo quanto á questão de dependermos dos outros sentimentalmente. Tudo quanto se torna dependencia é mau, até (e especialmente)ao nivel sentimental.Agora em relação ao devermos explicações aos outros...Não consegui entender (porque se calhar não quis) o que querias dizer. Entendo que devemos por exemplo justificar o nosso trabalho...Mas devermos explicações??? Quanto ao deixar que os outros façam ou não maus juizos sobre nós...Como tu proprio dizes cada um é livre de pensar o que quer :-) E os amigos com toda a certeza que não o farão. Levar a vida a preocuparmo-nos com o que os outros pensam de nós não me parece de todo boa ideia, seria até extenuante, não achas??? Quanto ao proverbio...Concordo com ele inteiramente se bem que tenha uma enorme falha: como obtem a a cana para pescar? Beijos

sexta-feira, dezembro 23, 2005 10:43:00 da tarde  
Blogger Tretas said...

Ladino, para ti estará pleno de contradições, para mim é muito claro :-). Sim faz parte da liberdade de cada um construir uma cana para pescar, não me parece é que com a barriga vazia se tenha capacidade para construir uma. Também é verdade que a necessidade faz o engenho, mas....
Quanto ao mulherio...são as que tem a maior capacidade para se encaixar no proverbio: "a necessidade faz o engenho".Os homens não tem plasticidade para tal...pobres coitados que pensam que conseguem tudo ;-)
Boas festas para ti tb e para os teus*******mil

sábado, dezembro 24, 2005 1:08:00 da tarde  
Blogger Momentos said...

Ladino tu já sabes o que penso... Vivo em sociedade mas não tenho que lhe dar satisfação das minhas atitudes enquanto elas não colidam com o estipulado por leis ou regras de conduta... Não tenho que dar satisfações ou justificações de meus actos aos amigos desde que não interfira com eles de uma forma directa... Muito menos eles me podem cobrar isso... Disfarçar que está tudo bem é um direito que eu tenho... o direito à omissão (diferente de mentira)... A minha liberdade começa por aceitar as pessoas tal qual elas são, ou então tenho a liberdade de não as querer como amigos... O mesmo é válido para eles... :-))

terça-feira, dezembro 27, 2005 6:33:00 da tarde  
Blogger Momentos said...

Ladino, já agora... a minha liberdade passa também, por fazer ou não comentários aos posts do blog e de uma forma intemporal... :-))

terça-feira, dezembro 27, 2005 6:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home