segunda-feira, dezembro 19, 2005

Hoje Tu, Amanhã Eu




















Cada vez mais o Natal me irrita. Todos os anos é a mesma coisa, quando chego à data já estou farta dela. Ele é almoços e jantares de Natal daqui e dacolá, ele é festas de Natal deste e daquele. Sinceramente, não há pachorra!
Depois ainda ouço umas coisas que agora parece que andam na moda…
Toda a gente diz o mesmo: “O Natal já não é o que era, o espírito de Natal perdeu-se com o consumismo, o Natal é quando o Homem quiser, o Natal devia ser todos os dias, etc, etc, etc.”
Estas ultimas afirmações então, são facadas para mim.
É que se tornou moda dizer isto, mas depois reverter a situação…
Nas campanhas politicas então…até “se me sobem os calores por mim acima” quando oiço/leio que “com o que viram e ouviram tiveram grandes lições de vida…”
Pergunto eu: e tiveram as lições de vida para quê!? Para as guardarem bem guardadinhas, só pode! Sim, é que tanto ganhem eleições como não, não vejo ninguém aproveitar as bem ditas “lições de vida” para fazer algo com o que aprenderam.
Porque é que, é mesmo só quando chega o Natal é que aderimos a campanhas de ajuda em beneficio de alguém? Porque não o fazemos no dia a dia?
Não é preciso ter poder económico para ajudar o próximo. Basta repararmos no vizinho da porta ao lado que está sozinho, bater-lhe à porta, fazer-lhe um pouco de companhia…
Basta termos uma sopa sempre pronta para que quando alguém nos toca à campainha a pedir algo, lha possamos oferecer.
Basta apercebermo-nos daquela família, que vive com dificuldades, que vemos todos os dias e que vive mesmo ali ao lado com crianças e procurarmos saber como poderemos atenuar de alguma forma as suas necessidades. Basta que nos preocupemos com os outros…
Não tenho a pretensão de querer mudar o mundo (não sou assim tão utópica), mas acho que temos o dever e a obrigação de olhar pelo e para o próximo. Temos o dever e a obrigação de sermos mais interventivos, de denunciarmos o que está mal e de seguirmos o exemplo do que está bem.
Temos a obrigação e o dever de não fecharmos os olhos ás verdadeiras misérias que vemos todos os dias mas que não interferimos porque alguém o fará (sempre o alguém) com a desculpa de também termos as nossas vidas.
Temos o dever e a obrigação de sermos pró-activos…
Porque não utilizarmos o nosso saber, o nosso saber fazer a favor dos outros?
Porque não se junta a comunidade, (o médico, o advogado, a cabeleireira, a esteticista, a professora, etc) sem estar à espera de uma identidade oficial, para formar grupos de auto-ajuda, disponibilizando os seus saberes em função dos outros que precisam e que por qualquer razão não podem ter?
Porque é que é sempre mais fácil culpar entidades (muitas delas a funcionar por carolice) por algo que aconteceu de pior? Não somos todos responsáveis?
Só nos lembramos de Sta Bárbara quando faz trovões…
Será que não nos lembramos que hoje são os outros amanhã podemos ser nós?
Juro, cada vez mais me irrita o Natal…

3 Comments:

Blogger Momentos said...

Excente este post Tretas... Entendes agora como eu fico neura com o Natal? Natal tempo de hipocrisia, hipocrisia familiar, hipocrisia social, simplesmente hipocrisia... Só não é hipocrisia comercial... :-((((

segunda-feira, dezembro 19, 2005 10:43:00 da manhã  
Blogger Tretas said...

Entendo sim momentos. Cada vez mais sinto que o Natal só serve para aliviar consciencias. Eu estou de bem com a minha (consciencia), não espero pelo Natal para poder dar um pouco do que sei e do que posso ao outro. Sempre o fiz, não é de agora, e por mais que me digam que transporto as coisas dos outros para a minha vida, nunca o conseguirei deixar de o fazer. Não consigo sair do trab e fechar uma porta para abrir outra, as coisas não funcionam assim... Beijos

segunda-feira, dezembro 19, 2005 12:27:00 da tarde  
Blogger Momentos said...

Sioux Diz:

Então, viva os homens q fazem com q o Natal seja todos os dias, q todos dias sejam o Natal...

segunda-feira, dezembro 19, 2005 1:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home