sábado, janeiro 27, 2007

Obrigado meu menino...

Recebi de um amigo... Para pensar...
"Entrei apressado e com alguma fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia, para comer e finalizar alguns trabalhos de programação no computador.
Pedi um peixe grelhado com batatas a murro, uma salada de alface, tomate e cebola, uma taça de vinho maduro tinto e um creme de leite torrado como sobremesa.
Abri o meu portátil e apanhei um susto com uma voz baixinha atrás de mim:
- Senhor, não tem uma moedinha?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, eu compro um.Continuo a trabalhar distraído, sem me dar conta que o menino continuava firme, de pé, ali a meu lado esperando o cumprimento da oferenda.
- Senhor, pessa para colocar manteiga e queijo por favor. Só nessa altura me dou conta que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, está bem?
Chega a minha refeição e faço o pedido do menino. O empregado pergunta-me se quero que mande o menino embora, mas a voz e o peso na consciência, impedem-me de o fazer.
Não, está tudo bem, deixe-o ficar.Traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
Então o menino sentou-se à minha frente e perguntou:
- Senhor, o que está fazer?
- Estou a ler um Wondermail.
- O que é um Wondermail?
- São mensagens electrónicas e automáticas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses, respondi):
É como se fosse uma carta, electrónica e automática que é enviada via Internet.
- Senhor, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar e aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco ou nada ia entender e assim, deixar-me-ia almoçar.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase tudo como queríamos que ele fosse.
- Que bom isso. Gostei! Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
- Sim meu senhor, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?! - Exclamo eu!!!
- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira... virtual.A minha mãe fica todo dia fora de casa, chega muito tarde, quase não a vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai todo o dia também, diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo nada, porque ela volta sempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia.
Isto é virtual, não é senhor???
Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado.Esperei que o menino acabasse de "devorar" literalmente o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um: "Brigado senhor, você é muito bom!".
Alí, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, distraídos da realidade cruel que nos rodeia, fazendo de conta que essa verdade a nosso lado não existe e se sabemos que existe…acobardadamente a ignoramos, ou então… não percebemos!"

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Até eu fiquei comovida, mas é a realidade de muitos meninos que andam na rua.
Com isto, fez-me recordar quando ia para o trabalho aos sábados, aqui há uns bons anitos atrás.
Nos semáforos do aeroporto, estava sempre lá um mendigo. Para ele todos os sábados levava o pequeno almoço. Ele sorria, e dizia-me:
Minha Senhora, não imagina como desejo todos os dias que chegue o sábado!!!

domingo, janeiro 28, 2007 12:38:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home